sistema de valores a receber do banco central (SVR)
A partir de 14/02/2022, o Banco Central disponibilizou as consultas ao Sistema de Informações de Valores a Receber (SVR), conforme resolução nº 98 de 1º de Junho de 2021.
O Sistema permite que pessoas físicas e jurídicas consultem a existência de valores a receber pelas instituições financeiras ou instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, bem como facilite o processo de devolução consensual dos valores por estas instituições.
Conforme publicação do Diário Oficial da União em 02 de junho de 2021, é possível efetuar o resgate de saldos a receber provindos das seguintes situações:
- Contas de depósitos em moeda nacional e contas de pagamento pré-paga e pós paga encerrada(s) com saldo disponível;
- Contas de registro mantidas por sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e por sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários para registro de operações de clientes encerradas com saldo disponível;
- Tarifas, parcelas ou obrigações relativas a operações de crédito cobradas indevidamente, não devolvidas ou sujeitas à devolução em decorrência de formalização de compromissos com entidades e órgãos reguladores ou de fiscalização e controle;
- Recursos não procurados relativos a grupos de consórcio encerrados;
- Cotas de capital e rateio de sobras líquidas de beneficiários e participantes de cooperativas de crédito; e
- Outros casos que permitam a devolução de valores.
As consultas devem ser feitas exclusivamente pelo site valoresareceber.bcb.gov.br. Lá você também encontrará dicas para evitar cair em possíveis golpes.
Seus recursos a devolver ficam guardados pelas instituições financeiras pelo tempo que for necessário até a solicitação do resgate.