BUSCA

Educação Financeira

A educação financeira é uma ferramenta para aprender a lidar melhor com o próprio dinheiro.

Imagem de fundo

Saber quanto ganha e quanto pode gastar é ter mais tranquilidade para:

  • Fazer Planos
  • Consolidar Patrimônio
  • Projetar um futuro para você e sua família

Isso tudo mesmo com imprevistos do dia a dia.

Nós, da Safra Financeira, acreditamos que informação é fundamental para uma vida financeira mais saudável. Por isso, preparamos um guia para você dar este primeiro passo.

Organize as contas

O primeiro passo para organizar as finanças é saber quanto dinheiro entra e quanto sai durante o mês. Anote todos os gastos mensais e observe se, ao fim do mês, sobra ou falta dinheiro. Ter uma vida financeira equilibrada é gastar menos do que se ganha.

Guarde dinheiro

Após organizar as contas e fazer a reserva de emergência, é hora de poupar dinheiro. Você pode estipular uma quantia fixa por mês e estabelecer metas para uma viagem, a compra de um carro ou imóvel. Tente reservar, pelo menos, 15% de seus ganhos.

Planeje os gastos

Os gastos estão maiores que os ganhos? Avalie o que pode ser cortado. Priorize sempre o que for essencial, como moradia, alimentação, transporte e saúde. Gastos com lazer ou estilo de vida podem ser reduzidos.

Saúde financeira em dia

É possível avaliar sua saúde financeira e saber quanto dinheiro você precisa para realizar um sonho acessando a plataforma Meu Bolso em Dia, uma ferramenta gratuita da Febraban que ajuda na organização do seu dinheiro.

Como sair das dívidas

Se você tem dívidas, programar uma quantia mensal para quitá-las é fundamental para organizar a vida financeira. Para isso:

  • Calcule o valor total de suas dívidas;
  • Depois, defina quanto pode separar por mês para pagar;
  • Entre em contato com o credor para renegociar;
  • Controle os gastos até terminar de pagar tudo.

Trocar sua dívida por uma linha de crédito mais barata, como um crédito consignado ou um empréstimo pessoal com garantia, também é uma boa opção.

Quando negociar sua dívida, faça uma proposta que caiba no orçamento mensal e leia todo o contrato.

Coloque a educação financeira em prática e tenha mais tranquilidade para fazer seus planos e realizar sonhos, mesmo com os imprevistos do dia a dia.